Questionário do projeto de Pesquisa

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE

Convidamos o(a) Senhor(a) a participar do projeto de pesquisa “Avaliação das classificações de preservação do feixe neurovascular em prostatectomia radical robô-assistida”, sob a coordenação do pesquisador Eliney Ferreira Faria. 

O câncer de próstata é uma doença frequente em homens, sendo importante causa de óbitos no mundo. O tratamento da doença localizada pode ser realizado pela prostatectomia radical, cuja técnica vem evoluindo para cirurgias menos invasivas e mais preservadoras. A descoberta do feixe neurovascular e sua relação com a função sexual e continência urinária permitiu realização de cirurgias com melhor resultado funcional. Com intuito de orientar o cirurgião e graduar a preservação do feixe neurovascular em pacientes submetidos a prostatectomia radical robô-assistida, algumas classificações foram propostas. O objetivo desta pesquisa é comparar as principais classificações de preservação do feixe neurovascular em pacientes submetidos a prostatectomia radical robô-assistida e identificar a classificação que apresente maior facilidade para padronização e reprodutibilidade. 

O(a) senhor(a) receberá todos os esclarecimentos necessários antes e no decorrer da pesquisa e lhe asseguramos que seu nome não aparecerá, sendo mantido o mais rigoroso sigilo pela omissão total de quaisquer informações que permitam identificá-lo(a). A sua participação se dará por meio da visualização de vídeos curtos contendo trecho da preservação neurovascular de pacientes submetidos a prostatectomia radical robô-assistida e posterior preenchimento de questionário graduando as preservações neurovasculares realizadas, conforme as diferentes classificações. As classificações serão apresentadas detalhadamente com imagens e texto retirados do artigo original em material anexo e, portanto, não é necessário que tenha decorado as mesmas. 

Os riscos decorrentes de sua participação na pesquisa são: possibilidade de constrangimento ao responder o questionário, desconforto, vergonha, estresse, cansaço, além de tomar seu tempo ao responder às perguntas. O que será minimizado ao máximo, uma vez que as respostas serão anônimas.

 Se você aceitar participar, estará contribuindo para a identificação de qual classificação de preservação de feixe neurovascular é mais passível de reprodução, padronização e entendimento por parte dos urologistas habituados com a prostatectomia radical robô-assistida 

 O(a) Senhor(a) pode se recusar a responder qualquer questão que lhe traga constrangimento, podendo desistir de participar da pesquisa em qualquer momento sem nenhum prejuízo para o(a) senhor(a). Não há despesas pessoais para o participante em qualquer fase do estudo. Também não há compensação financeira relacionada a sua participação, que será voluntária. Caso haja algum dano direto ou indireto decorrente de sua participação nessa pesquisa, você receberá assistência integral e gratuita, pelo tempo que for necessário, obedecendo os dispositivos legais vigentes no Brasil. Caso você/senhor/senhora sinta algum desconforto relacionado aos procedimentos adotados durante a pesquisa, o senhor(a) pode procurar o pesquisador responsável para que possamos ajudá-lo. Os resultados da pesquisa serão divulgados na Pós-Graduação da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais podendo ser publicados posteriormente. Os dados e materiais serão utilizados somente para esta pesquisa e ficarão sob a guarda do pesquisador por um período de cinco anos, após isso serão destruídos. Se o(a) Senhor(a) tiver qualquer dúvida em relação à pesquisa, por favor entrar em contato com o Dr. Eliney Ferreira Faria, pesquisador responsável por este projeto na pós-graduação da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Av. Andradas, 1161– 2º andar – Santa Efigênia, ou no telefone (31)98440-2148, ou com o pesquisador, mestrando, Matheus Barbosa Souto, na pós-graduação da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Av. Andradas, 1161– 2º andar – Santa Efigênia, ou no telefone (38)99936-5552, disponível inclusive para ligação a cobrar, ou pelo e-mail: matheusbsouto@yahoo.com.br. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. O CEP é composto por profissionais de diferentes áreas cuja função é defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. As dúvidas com relação à assinatura do TCLE ou os direitos do participante da pesquisa podem ser esclarecidas pelo telefone (31)3248-7155 ou do e-mail cep@feluma.org.br, horário de atendimento das 09h às 18h, de segunda a sexta-feira. 

 

Considerando que fui informado (a) dos objetivos e da relevância do estudo proposto, de como será minha participação, dos procedimentos e riscos decorrentes deste estudo, declaro o meu consentimento em participar da pesquisa, como também concordo que os dados obtidos na investigação sejam utilizados para fins científicos (divulgação em eventos e publicação). Estou ciente que receberei uma via desse documento.